CN

Pesquisar

Economia: Na Bahia, o baixo consumo e inflação são responsáveis por queda no 0,4% volume de serviços em setembro; após registrar queda de 2,8% em agosto.

Após registrar queda de 2,8% em agosto, o volume de serviços na Bahia volta a cair, mas dessa vez de maneira mais discreta, com retração de 0,4% na comparação com o mês anterior. Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Apesar da queda em relação a agosto, na comparação com setembro de 2022, o setor cresceu 2,5%. Ainda assim, essa já é a quarta retração registrada para esse tipo de comparação no ano de 2023 no estado. A Bahia acompanhou a tendência nacional, já que a média para o conjunto dos estados foi de -0,3%. De acordo com a SEI, o mês de setembro foi marcado pelo “baixo dinamismo no consumo dos serviços ofertados pelas empresas do setor, motivado pela inflação ainda elevada e pela queda da confiança empresarial no estado”.

ATIVIDADES

Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima. De acordo com a SEI, os destaques foram as atividades de Serviços de informação e comunicação (11,6%), seguida pela atividade de Serviços prestados às famílias (7,8%), depois Serviços profissionais, administrativos e complementares (6,0%).

Ainda segundo a Superintendência, por outro lado, as atividades de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-3,5%) e Outros serviços (-3,0%) recuaram. Nessa análise cabe destacar que o resultado da Bahia é superior à média nacional (-1,2%).

Na comparação com o acumulado dos nove primeiros meses do ano de 2022, o setor expandiu 7,0%. Todas as cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços de informação e comunicação (13,5%), seguida por Serviços prestados às famílias (8,4%), depois Serviços profissionais, administrativos e complementares (7,5%).

Outros serviços (4,9%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (4,5%) fecham a lista. Nessa análise a SEI destacou que o resultado da Bahia foi superior à média nacional (3,4%).

Já no acumulado dos últimos doze meses, em relação ao mesmo período do ano anterior, o setor registrou ampliação de 6,3%. Mais uma vez, todas as cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima.

O setor de Serviços de informação e comunicação (9,1%) apontou a variação mais expressiva, seguida por Outros serviços (8,5%), depois Serviços prestados às famílias (6,9%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (5,7%) e Serviços profissionais, administrativos e complementares (5,7%). Mais uma vez, nessa análise cabe também destacar, que o resultado da Bahia é superior à média nacional (4,4%).

Com notícias do Bahia Notícias

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo