Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas últimas 24 horas, o Piatã registrou apenas 11% de umidade, índice classificado como desértico pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O clima desértico é mais comum na região africana sendo que a umidade relativa do ar , fica em torno de 12%. O nível de umidade ideal recomendado pela OMS é por volta de 60%.
Além de Piatã, outras cidades baianas estão enfrentando o mesmo clima desértico. São Elas:
Ibotirama, no oeste da Bahia – 11% de umidade
Remanso, no norte da Bahia – 13% de umidade
Brumado, no sudoeste da Bahia – 14% de umidade
Segundo o Inpe, a baixa umidade registrada na Bahia é resultado de um sistema de baixa pressão atmosférica que foi provocado por um vórtice ciclônico de altos níveis, que aproxima a massa de ar seco par as áreas que ficam mais próxima de seu centro.
Temperaturas na Bahia
No dia 8 de outubro, a cidade de Ibotirama registrou a temperatura mais alta do Brasil, conforme apurado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na ocasião, os termômetros marcaram 40,8ºC, com sensação térmica de quase 42ºC. Nesta terça-feira (28), a temperatura máxima na cidade pode chegar a 41ºC. A previsão para a semana se mantém nesta média, com máximas variando entre 39ºC e 41°C. Confira temperaturas máximas de outros municípios:
Feira de Santana – 34ºC nesta terça-feira e pode chegar a 36ºC ao longo da semana;
Barreiras – 39ºC nesta terça-feira e pode chegar a 40ºC na quinta (30). A partir de sexta-feira, a temperatura máxima cai e chega a 32ºC no sábado (2).
Juazeiro – 37ºC nesta terça-feira e pode chegar a 38ºC ao longo da semana.
Vitória da Conquista – 35ºC nesta terça-feira e pode chegar a 36ºC ao longo da semana.
Com informações do G1