No Hospital Regional da Chapada (HRC), todos os heróis usam capa — ao menos todos aqueles que estão a caminho do Centro Cirúrgico. Essa é a realidade das crianças operadas na unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed e localizada na cidade de Seabra, na Chapada Diamantina.
O projeto foi idealizado pela supervisora de Enfermagem do Centro Cirúrgico do HRC, Luana Castro, e faz com que crianças como o pequeno Heitor Alves, de 9 anos, que precisam realizar alguma cirurgia, transformem o momento em um episódio mais lúdico e menos estressante.
Confeccionadas pela equipe de enfermagem da unidade, as capas transformam os pequenos em super-heróis e super-heroínas, com o objetivo de trazer a ludicidade do mundo de faz-de-conta para as crianças atendidas no HRC, como explica Luana Castro.
“A sensação de conseguir desbravar o mundo da imaginação infantil acalma e diverte as crianças no momento em que elas precisam ser separadas dos responsáveis para a realização da cirurgia. Além de ter repercussões positivas para a saúde mental, pois reduz o trauma da separação”.
Mãe de Heitor, a dona de casa Cátia Alves conta que a brincadeira amenizou toda a tensão do momento enfrentado pelo pequeno. “Eu amei a ideia, pois qualquer procedimento cirúrgico, por mais simples que seja, já assusta as crianças e pais. Tornar esse momento mais lúdico e leve foi uma excelente iniciativa da equipe. Ações como estas humanizam a saúde”, comemorou.
Com informações do Ascom/SaudeBA