CN

Pesquisar

Espetáculo A Experiência volta à Irecê após apresentação em Portugal


Começa amanhã, 22, e vai até 24 de março, a nova temporada do espetáculo A Experiência, montagem do Núcleo Caatinga de Teatro, da Cia Avatar. A série de apresentações será realizada sempre às 19h, no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), em Irecê.

O espetáculo representou o Brasil em Portugal, em junho de 2023, quando foi apresentado no festival Ciclo Mimesis de Teatro e Artes Performativas da Universidade de Coimbra, e agora retorna ao seu local de origem para apresentações gratuitas, oportunidade para os moradores e visitantes de Irecê apreciarem a arte produzida pelos jovens atores de Irecê e João Dourado.


Conduzidos pelo diretor Paulo Atto, a montagem estrela Adson Medeiros, Karen Rodrigues, Ludmila Salustiana, Marcelo Jesus, Mozar Primo, Pablo Maia, Samara Alcantara e Sócrates Júnior. Este último contou ao Chapada News sobre a expectativa de voltar à cidade com o espetáculo, que já é conhecido na Europa: “Já realizamos o sonho de ir para outro país apresentar o trabalho que desenvolvemos com tanto amor em Irecê, em nosso sertão baiano. Mais uma vez em casa, apresentar para nosso povo, para nossa gente, com nosso jeito de ser é uma expectativa muito grande.”


A peça, que foi contemplada no edital 4/2023 da Lei Paulo Gustavo com o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Irecê, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, direcionada pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, é inspirada em grandes autores, como Sófocles, Shakespeare e Heiner Müller. De acordo com o diretor, a ideia é falar sobre o momento atual por meio dos seus textos e peças, de forma que, ao final do espetáculo, um pouco da própria história do teatro tenha sido representada.


Um exemplo é a questão da mulher, retratada por meio de Antígona (Sófocles), em que duas mulheres vivem no mesmo momento histórico, mas se portam de forma completamente diversa em relação às expectativas e padrões sociais. “Parte de Antígona, de Sófocles, que fala de duas mulheres, a personagem principal que desafia os decretos do rei e sua irmã, que se enquadra exatamente no papel que se espera dela, socialmente falando. Duas maneiras de encarar a mesma realidade, o que diz muito da forma com que a mulher ainda é tratada, os índices altíssimos de violência doméstica, feminicídio”, destacou.


O poder e a loucura inspirado em Macbeth, de Shakespeare, o amor desencantado da cena inspirada em Hamlet e Ofélia e o diálogo entre poder, revolução, homem e máquina criado a partir dos escritos pré-socialistas do dramaturgo alemão Heiner Müller também estão presentes na montagem. “A ideia de fazer esse espetáculo foi construir essa parábola sobre o nosso tempo, através desses textos clássicos”, resumiu o diretor Paulo Atto.

Ananda Azevedo – Chapada News, o portal de notícia da Chapada Diamantina | Divulgação / Núcleo Caatinga

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo