Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta(28), 154 novos municípios brasileiros que receberão os imunizantes contra doença.
O Ministério da Saúde divulgou, na última quinta-feira (28), uma lista com 154 novas cidades brasileiras que receberão imunizantes contra dengue, que visa proteger crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
As cidades se somam aos mais de 500 municípios brasileiros contemplados na primeira etapa da imunização , que começou em fevereiro. Na Bahia, 115 municípios baianos receberam o imunizante. Ainda não tivemos municípios contemplados na Chapada Diamantina.
Redistribuição de doses
Segundo o ministério, há 668 mil doses que vencerão em 30 de abril, 523 mil em junho e 84 mil em julho. Para evitar que essas doses sejam inutilizadas, a pasta determinou a redistribuição dos imunizantes.
O remanejamento das doses próximas do vencimento para municípios dentro dos próprios estados foi detalhado em uma nota técnica do ministério.
Além dessas doses, o ministério recebeu uma nova remessa de 930 mil doses da vacina Qdenga, que começará a ser distribuída em abril.
Vacinas aplicadas
Segundo o Ministério da Saúde, 1.235.119 doses já foram distribuídas aos estados e DF desde o início da vacinação. Deste quantitativo, 534.631 foram aplicadas e 700.488 não foram registradas (ou seja, podem não ter sido aplicadas ainda ou, por lentidão do município, não ter entrado no sistema).
Ainda de acordo com a pasta, de todos os municípios que receberam doses, 13 cidades ainda não enviaram os dados para o governo.
O Brasil foi o primeiro país no mundo a oferecer a vacina na rede pública. Estão aptos para receber o imunizante pelo SUS as crianças e os adolescentes de 10 a 14 anos.
Com informações do Ministério da Saúde e G1 / Foto: Takeda / Divulgação