O Vale do Capão, na Chapada Diamantina, é conhecido por oferecer uma dinâmica que permite aos moradores e visitantes obter mais saúde e bem-estar por meio de uma vida mais conectada com a natureza.
O refúgio natural, como é encarado por quem aporta no vale, oferece inúmeras possibilidades terapêuticas que atraem visitantes durante todo o ano, especialmente aqueles que buscam reiniciar a vida com mais saúde e tranquilidade.
Para contribuir com essa transformação pessoal, o Capão acaba de receber o Espaço Colibri de Cuidados Naturais, inaugurado no último dia 30, na Pousada do Capão, uma das mais antigas da localidade. Voltado à promoção do cuidado e educação em saúde, o espaço se destina àqueles que precisam tratar enfermidades ou desejam ter mais qualidade de vida através dos procedimentos naturais.
O acompanhamento médico fica por conta do Dr. Áureo Augusto, residente no Capão há mais de 40 anos e que tem atuação reconhecida na área. O médico tem o título de Comendador da Ordem do Mérito concedido pelo Ministério da Saúde por sua contribuição com a medicina no país e é precursor das práticas integrativas e complementares em Saúde (PICS) no nordeste. “Chegar no Capão, por si só, já tem efeitos terapêuticos”, defende o Dr. Áureo.
No espaço Colibri, realiza os atendimentos presenciais e orienta a terapêutica mais adequada para cada caso, além de ministrar cursos e aulas sobre saúde e supervisionar a evolução de cada paciente, em conjunto com a enfermeira Maria Helena Santana, que conduz práticas integrativas e coordena a equipe de auxiliares.
O espaço inclui alimentação natural e integral, além de terapêuticas diversas como hidroterapia, geoterapia, atividade física, meditação, encontros e atividades de educação em saúde. “Pessoas que estiverem em tratamento medicamentoso terão a terapêutica mantida, com o diferencial de estarem experimentando alimentação natural e outras práticas integrativas não invasivas que podem auxiliar e potencializar o restabelecimento da saúde”, destaca Aureo Augusto.
Sobre o diferencial do espaço, a gerente administrativa Julia Limaverde conta que o foco é ajudar as pessoas a restaurar o equilíbrio do corpo e da mente. “Nosso foco não é tratar doenças, mas recuperar saúde, bem-estar e contribuir para melhor qualidade de vida de quem passar por aqui”, destacou.
Ananda Azevedo – Chapada News, o portal de notícias da Chapada Diamantina
Com informações de Tribuna / Fotos: Divulgação