CN

Pesquisar

Lobo-guará retorna à natureza após onze meses de treinamento

Animal cuja espécie está ameaçada de extinção passou por um treinamento para reintrodução à natureza.

Após onze meses recebendo treinamento intensivo para se adaptar às condições da vida selvagem, a lobo-guará Jurema foi reintroduzida à natureza nesta quarta-feira (3), no município de Barreiras. Durante esse período no Parque Vida Cerrado, Jurema demonstrou habilidades essenciais para sua sobrevivência na natureza, incluindo forrageamento, caça e demarcação de território. O animal foi resgatado ainda filhote, no Oeste baiano, pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Aline Barbosa, bióloga do Inema, explicou sobre o resgate e os procedimentos adotados para o manejo adequado da espécie. Quando recebemos essa demanda em 2021, fizemos o resgate de três filhotes encontrados sem a mãe, em Luiz Eduardo Magalhães. Os animais foram encontrados por funcionários de uma fazenda e foram encaminhados para o Parque Vida Cerrados, que nos contatou para o resgate. Hoje, conseguimos devolver para a natureza um desses filhotes para que ele possa cumprir suas funções ecológicas, como dispersor de sementes nativas, mas também como um controle de pragas, salienta Aline.

Rogério Cunha, coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP) do ICMBio, representando o ICMBio na ação de soltura em Barreiras, destacou a importância da integração de esforços para o bem-estar de todas as espécies.

Ele destacou articulação com os gestores do parque para um protocolo de reabilitação e soltura monitorada de órfãos de lobo e a jurema é o último animal previsto para fechar o protocolo, o que permitirá seu uso amplo.

Após a ação de soltura da lobo-guará, o Parque Vida Cerrado entregou um filhote de Jaguatirica aos cuidados do Cetas. O animal foi resgatado pelo Parque também na região oeste e, assim como a Jurema, ficará um breve período sendo reabilitado em Salvador para, posteriormente, receber o treinamento intensivo de vida selvagem e estar apto a voltar ao seu habitat natural.

Disque Resgate

O Inema realiza ações de educação ambiental voltadas à proteção da fauna no interior do estado e também presta serviços de resgate, reabilitação e soltura de animais silvestres.

Para acionar o Disque Resgate, basta entrar em contato pelo Whatsapp (71) 99661-3998. 

Fonte: Ascom/Inema

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo