A 3ª Edição da Feira Literária de Andaraí (FLIAN), que acontece entre os dias 22 e 25 de novembro de 2023, celebra o “Povo Brasileiro e o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia: Identidades e Resistências”.
Depois da realização de uma Edição totalmente virtual, por conta da Covid-19, no Canal da TV UNEB-Seabra, no YouTube, em 2021, a Feira volta a acontecer presencialmente no município de Andaraí, na Chapada Diamantina.
Com lema contínuo “A leitura faz andar o mundo”, desde a sua 1ª Edição, em 2017, a FLIAN objetiva-se promover o fortalecimento da democratização do acesso ao livro, a prática de leitura e a valorização da memória e do patrimônio histórico e cultural da região.
PROGRAMAÇÃO
A programação conta com conferências, rodas de conversa, lançamentos de livros, oficinas, contação de histórias, mostras de curtas-metragens, visitas guiadas, homenagem e apresentações artísticas das mais diversas linguagens, com acesso gratuito para a população local, regional e de outras localidades.
A Flian receberá nomes como Itamar Aguiar, professor Dr. da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), que compõe a Roda de Conversa “Jarê – A identidade do sagrado na Chapada Diamantina”, a professora Dra. Cristina Pina, também da UESB, que mediará a Roda de Conversa “Maju – Negritude, educação e religiosidade nas Lavras Diamantina”. Na oportunidade, a Feira também recebe o superintendente do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-BA), Hermano Fabrício O. Guanais e Queiroz e a Diretora do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC – SECULT), Luciana Mandelli.
A programação ainda conta com discussões sobre “Infâncias, Identidades e Resistências”, “Povos Originários na Chapada Diamantina”, “Literatura, Negritude e Feminismo”, “Vozes e corpos dissidentes na poesia contemporânea da Bahia”, “O que dizer sobre Patrimônio”, “Terra e Soberania Popular”, “Vozes e corpos dissidentes na poesia contemporânea da Bahia” e “Heroínas da Liberdade”, dentre outras.
A FLIAN também vai promover uma Feira Popular, com produtos da agricultura familiar, da agroecologia e da economia solidária. Fazem parte dessa programação oficinas sobre os saberes e fazeres tradicionais.
O público infantil terá A Flianinha, que vai encantar, contagiar e entreter crianças, jovens e adultos com contação de histórias e muitas canções.
Para participar da programação e receber as devidas certificações, os interessados deverão acessar o site www.flian.com.br, a partir de quarta-feira (15), para escolher as atividades que desejam participar.
Com informações do Bahia Notícias