As manifestações contra a reforma da previdência proposta pelo Governo Temer continuam nas cidades da Chapada Diamantina e entra no seu segundo dia de paralisação.
Em Seabra, manifestantes da sede e de municípios vizinhos se uniram e saíram em passeata da Praça da Bandeira até a BR 242, onde então, ocuparam a rodovia, fechando a BR 242 com o intuito de fortalecer ainda mais o protesto. Para essa sexta-feira (17), continua a previsão de manifestações em praça pública. Veja vídeo abaixo.
Em Lençóis os manifestantes, foram ao Mercado Cultural em ato público, com cartazes, faixas e até a tampa de um caixão de papelão com dizeres contra a reforma previdenciária. No “caixão” de papelão tinha os dizeres: ‘Vou morrer sem me aposentar, idade mínima 65 anos, contribuição 49 anos’. No final os manifestantes ficaram em círculo e fizeram uso da palavra, repudiando a proposta governamental.
A agenda de manifestações emitida pela APLB de Lençóis se mantém: amanhã (17) está previsto organização por escola com produção de materiais (slides, panfletos, cartazes, faixas…) para ações com funcionários (as), pais, mães e comunidade. Para segunda-feira (20) há previsão de palestra com funcionários da escola e demais trabalhadores em educação e panfletagem na feira-livre. Terça (21) palestra com pais, mães, responsáveis, lideranças comunitárias, estendendo convite à toda comunidade. Quarta (22, sessão de cinema no Teatro de Arena com filme que possa promover uma discussão e relação com a conjuntura política atual. Quita (23), Intervenção no INSS de Seabra e sexta-feira (24), Assembleia para avaliação do movimento grevista e aprovação do calendário de reposição dos dias de greve que deveriam ser letivos, para garantir o direito dos estudantes à 200 dias letivos. Veja vídeo do Ato Público.
Video das manifestações em Lençóis
Vídeo do fechamento da BR 242 em Seabra
(Da Redação – Chapada News)